Ácidos Nucléicos

  Ácidos Nucléicos 

Ácidos Nucleicos são os constituintes  das moléculas de DNA e RNA, que estão presentes nos genes. O nome deve-se a fato de serem ácidos e por terem sido descobertos no núcleo das células.










  • Bases Nitrogenadas - Existem dois tipos de bases: as púricas e as pirimídicas. Tanto o DNA como o RNA possuem as mesmas purinas: a Adenina(A) e a Guanina (G). Em relação às pirimidinas, a Citosina(C) é comum, mas varia a segunda base, no DNA há Timina(T) e no RNA há Uracila (U).
  • Pentoses - Quando uma base nitrogenada liga-se a um glicídio do grupo das pentoses, forma-se um nucleosídeo. No DNA a pentose presente é uma desoxirribose e forma junto com a base um desoxirribonucleosídeo. No RNA a adição do açúcar ribose forma um ribonucleosídeo.
  • Grupos Fosfato - Graças à adição do grupo fosfato aos nucleosídeos as moléculas passam a ter cargas negativas e passam a ser chamadas de nucleotídios e passam a ter o caráter ácido. O segundo e terceiro fosfato se unem à molécula através de uma ligação de alta energia, como é o caso do ADP (um nucleosídio difosfato) e do ATP (nucleosídio trifosfato).        
                                                                                                                                                                      Ácido Desoxirribonucleico (DNA)

O Ácido Desoxirribonucleico (ADN ou DNA) é o material genético de todos os organismos celulares e de grande parte dos vírus. Este material genético transporta a informação necessária para dirigir a síntese de proteínas e sua replicação. 

A síntese de proteínas nada mais é do que  a produção das proteínas as células e os vírus precisam para o metabolismo e desenvolvimento. 

A replicação é o conjunto de reações por meio das quais o DNA faz uma cópia de si mesmo cada vez que uma célula se divide e transmite suas informações às células filhas. Em quase todos os organismos celulares o DNA está organizado na forma de cromossomos, situados no núcleo celular. 

      Ácido Ribonucleico 
                                                                                                                                                                     O Ácido Ribonucleico é o material genético de alguns tipos de vírus e, nos organismos celulares, a molécula que dirige as fases da síntese de proteínas. Nos vírus ARN, esta molécula comanda dois processos: a síntese de proteínas (produção das proteínas que formam a cápsula do vírus) e replicação (formação de uma cópia de si mesmo). 
Funções: Os ácidos nucleicos são essenciais para todas as células, pois é a partir das moléculas de DNA e RNA que são sintetizadas as proteínas e as células se multiplicam. Eles desempenham também importante papel como "moedas" de energia nos processos celulares, como é o caso do Ciclo de Krebs.                                                                                                                                                   Além disso, os nucleotídeos são importantes em diversos processos, como a síntese de alguns carboidratos e lipídios e a regulação do metabolismo intermediário, ativando ou inibindo enzimas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ciclos biogeoquímicos

Bioquímica Celular (Carboidratos)

A estrutura da célula (núcleo celular I)