Bioquímica Celular (Carboidratos)

CarboidratosSão moléculas orgânicas formadas por carbono, hidrogênio e oxigênio. Glicídios, hidratos de carbono e açúcares são outros nomes que eles podem receber. São as principais fontes de energia dos sistemas vivos, uma vez que a liberam durante o processo de oxidação. Participam também da formação de estruturas de células e de ácidos nucleicos.


Monossacarídeos
São carboidratos simples, pois não sofrem o processo de hidrólise. Estes compostos orgânicos, portanto, são carboidratos polimerizados. A maioria dos monossacarídeos possuem de 3 a 7 átomos de carbono. Constituem importante fonte de energia para o funcionamento e manutenção do corpo humano.


Principais monossacarídeos:

- Frutose: presente na maioria das frutas e também no mel. Sua principal função é fornecer energia para o corpo humano.

- Glicose: Também possui função energética. Encontrado também no mel e nas frutas.

- Galactose: presente na lactose (açúcar do leite). Fornece energia para o corpo humano.

- Ribose: compõem a estrutura do RNA (ácido ribonucleico).
- Desoxirribose: compõem a estrutura do DNA ( ácido desoxirribonucleico).


Oligossacarídeos

São açucares, formados pela união de dois a dez monossacarídeos, geralmente hexoses. O prefixo oligo deriva do grego e quer dizer pouco. Os oligossacarídeos mais importantes são os dissacarídeos.


Polissacarídeos
O que são polissacarídeos, exemplos, tipos, definição, fibra, amido, celulose, glicogênio, funções no corpo humano, quitina, substâncias orgânicas. 
Também conhecidos como glicanos, os polissacarídeos são carboidratos compostos por grande quantidade de moléculas de monossacarídeos (açúcares simples). O monossacarídeo presente, em maior quantidade, na formação dos polissacarídeos é a glicose.

Amido: O amido é um polissacarídeo presente em várias espécies de vegetais. Ele também é importante para nosso organismo, pois atua como reserva de energia. Podemos encontrar grandes quantidades de amido no milho, trigo, batata, arroz, mandioca e cenoura.

Celulose: A celulose está presente, principalmente, nos vegetais. Ela atua na formação da parede celular das plantas. Quando ingerimos vegetais (folhas, legumes, frutas e etc.), nosso organismo não digere a celulose. Porém, ela é muito importante para o bom funcionamento dos intestinos e composição do bolo fecal.

Glicogênio: Está presente, principalmente, nos animais e nos fungos. Atua como reserva de energia nas células animais e vegetais. Nos seres humanos, o armazenamento e a síntese do glicogênio ocorrem no fígado e músculos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ciclos biogeoquímicos

A estrutura da célula (núcleo celular I)